Sediado no antigo prédio do CSU do bairro Matadouro, o espaço tem capacidade para 30 dependentes químicos.
Na próxima quinta-feira (25), o governador Wilson Martins inaugura o Espaço de Acolhimento e Valorização da Vida do bairro Matadouro. O espaço irá funcionar 24 horas e contará com toda uma equipe de suporte especializado, que será destinado a abrigar e acolher dependentes químicos do sexo masculino que solicitem tratamento para se livrarem do vício.
A reforma do Espaço foi executada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) que contemplou piso, paredes, telhado, forro, muro, colocação de cerca elétrica, construção de uma nova lavanderia e piso da área externa. A obra custou cerca de R$ 220 mil e os recursos destinados foram do Tesouro Estadual.
Com capacidade para atender 30 dependentes químicos, o Espaço de Valorização da Vida do Matadouro contará com uma estrutura ampla e preparada para um atendimento 24h. A casa oferece acessibilidade para cadeirantes, quartos climatizados para os usuários e para o corpo técnico, refeitório, cozinha, salas de atendimento, banheiros, enfermaria, sala de informática e um espaço para dinâmica de grupo.
Na parte externa, o local traz uma área destinada às atividades culturais e esportivas. As paredes da área externa do Centro receberão pinturas que retratam os folclores do nosso estado, além de palavras positivas e de superação que reforçam os vínculos e o processo de recuperação, como “vida”, “fé”, “amor”, “família”.
Uma equipe de profissionais diversificada, que abrangerá psicólogo, assistente social, educadores e enfermeiro, fará o acompanhamento do paciente durante o tratamento que será de seis meses.
“A nossa proposta é promover um cuidado com qualidade, onde o usuário se sinta acolhido, sem excluí-lo do convívio social”, explica o gerente de Políticas Públicas da CEDrogas, Ricardo Cruz.
Com informações do Governo do Estado do Piaui.