Idosos da Zona Rural participam de encontro de capacitação em Teresina

O Seminário dos Trabalhadores Rurais tem início nesta terça-feira (23).  A expectativa é que 200 idosos das quatro regionais participem do encontro.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí promove um encontro com idosos que trabalham na Zona Rural. O Seminário Regional dos Trabalhadores Rurais da Terceira Idade tem início a partir das 8h30 desta terça-feira (23), no Hotel Água Limpa, localizado na Avenida João XXIII nº 1161, Zona Leste de Teresina.

Este ano o evento tem como tema ‘Os direitos e políticas públicas em prol do envelhecimento ativo e saudável’ e a expectativa é que 200 idosos das quatro regionais participem do encontro.

Para a secretária nacional da terceira idade da Confederação dos Trabalhadores da Agricultura, Lúcia Moura, o seminário foi idealizado porque a maioria dos idosos não têm acesso ou desconhecem os seus direitos. “Por isso a Fetag realiza essa capacitação para que eles possam correr atrás dos seus direitos. O encontro é aberto a todos”, explica.

O movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais reconhece que o acesso às políticas públicas e aos programas que compõem a política nacional da pessoa idosa deve ser garantido pelos municípios. Segundo a Contag, na maioria dos casos, a implementação ainda não aconteceu e boa parte dos gestores municipais não têm conhecimento das ações do governo federal.

A nível nacional, Lúcia Moura identifica que o principal desafio para que sejam implementadas políticas públicas voltadas para esse segmento está nas prefeituras. “Hoje, quem faz esse diálogo nas comunidades e nos municípios é o movimento sindical rural. Enquanto os gestores municipais não assumirem também o seu papel nesse processo, fica difícil que essas ações aconteçam. Eles ainda não dão a importância devida”, conclui.

Ao final de cada seminário, os dirigentes sindicais se comprometeram que irão definir uma agenda, ainda para este ano, com objetivo de estimular a divulgação e o acesso às ações da política nacional da pessoa idosa.

Com informações do G1 

 

Tags:

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional