Ação Nacional “Criança não é de Rua” acontece em Teresina

O evento acontece na terça-feira (23) na Praça da Bandeira, das 8h às 12h.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS) realiza na terça-feira (23), a Ação Nacional “Criança não é de Rua”, uma mobilização alusiva ao Dia Nacional de Enfrentamento à Situação de Rua de Crianças e Adolescentes. O evento acontece na Praça Marechal Deodoro da Fonseca (Praça da Bandeira), das 8h às 12h.

A Ação Nacional “Criança Não é de Rua” é uma mobilização em defesa dos direitos de crianças e adolescentes que vivem em situação de rua. Realizada anualmente, teve inicio em 2007 em Fortaleza, e desde 2009 acontece em várias capitais, inclusive Teresina.

A data 23 de julho faz  referência à Chacina da Candelária ocorrida há 20 anos no Rio de Janeiro, onde na madrugada de 23 de julho de 1993, em frente à Igreja da Candelária, policiais abriram fogo contra cerca de 70 pessoas que dormiam no entorno da Igreja.  Oito jovens foram barbaramente assassinados no Centro comercial e religioso da capital carioca.

Em Teresina, os principais objetivos são: mobilização para a apresentação da Política Nacional de Enfrentamento à Situação de Rua de Crianças e Adolescentes; consolidação do dia 23 de julho como o Dia Nacional de Enfrentamento à Situação de Rua de Crianças e Adolescentes; divulgação e fortalecimento das ações da Prefeitura de Teresina no enfrentamento a esta problemática; fortalecimento de parcerias entre as organizações governamentais e não governamentais no enfrentamento da situação de rua de crianças e adolescentes, dentre outros.

Segundo a gerente de Proteção Social Especial da Semtcas, Iracilda Braga, de janeiro a junho de 2013 foram identificados e atendidos mais de mil pessoas em situação de rua em Teresina, entre estas crianças e adolescentes. As pessoas e famílias são identificadas pelo Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centro Pop) e Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) e são atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

“Esta demanda identificada é atendida diretamente nas unidades de CRAS E CREAS, nos serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ou pelo programa de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI. É ainda encaminhada para a Casa de Metara, que é uma unidade de atendimento da SEMTCAS que desenvolve ações sociopedagógicas para o público de adolescentes ou são encaminhadas para outras unidades parceiras e conveniadas, como a Escola Aberta e a Casa de Zabelê. Ressaltando a parceria ainda com o sistema de garantia de direitos em todo o processo de atendimento, esclarece Iracilda.

 

Programação:

8h30 – ABERTURA

9h – APRESENTAÇÕES CULTURAIS

Casa de Zabelê – Salão de Beleza – (núcleo de dança da Casa de Zabelê)

CRAS SUDESTE 3- New Dance- Coletivo do Pro Jovem Adolescente

CRAS SUL 4 – Coletivo do Pro Jovem da Vila da Paz

Apresentação de Hip Hop da SEMJUV

Banda da SEMJUV

Roda de Conversa e Oficina com os meninos de rua presentes no espaço- CRAS

12h – ENCERRAMENTO

Com informações da Prefeitura Municipal de Teresina.

 

Tags:

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional