Programa ofertará de forma gratuita curso intensivo de inglês ou espanhol.
Sempre em busca de conhecer culturas diferentes, a jovem Thammila Drihele Lima, 15 anos, é estudante do curso de Espanhol do Centro Cultural de Línguas Padre Raimundo José e sonha em viajar para conhecer novas culturas. Antes, o desejo em conhecer o mundo era algo distante de sua realidade. Hoje não, Thammila vê no Programa de Intercâmbio Estudantil a grande oportunidade para realizar esse sonho.
“Hoje, o mundo está muito diferente, pretendo, depois que concluir o curso de Espanhol, fazer o curso de Inglês. Sou muito curiosa, gosto de aprender e quero falar várias línguas, acredito que será muito útil para minha vida pessoal e profissional. Irei me dedicar bastante para poder participar do Intercâmbio”, diz Thammila.
O Programa de Intercâmbio Estudantil do Piauí, em Línguas Inglesa e Espanhola, é voltado para estudantes do Ensino Médio de todas as escolas públicas do Estado. Para o governador Wilson Martins, a oportunidade que faltava para jovens do Piauí se destacarem no mundo.
“Vejo, antes de tudo, como uma grande oportunidade para os nossos jovens, porque abre novos horizontes, estimula o aprendizado de forma geral. No meu tempo de estudante, ninguém nem pensava nisso; já era uma vitória concluir o ano. Hoje, a história é outra. Nossos alunos são mais competitivos, querem sempre mais. Isso só nos estimula a dar novas ferramentas de crescimento para eles”, destacou o governador.
De fato, os anseios dos jovens de escolas públicas no Piauí mudou. Hoje a realidade é outra. Com escolas mais estruturadas e bem equipadas, programas mais específicos e oportunidades mais abrangentes, jovens como a Gisely Dias, que tem apenas 14 anos, e é aluna do 1° ano na Unidade Escolar Severiano Sousa conseguem sonhar alto.
Ela cursa o primeiro módulo do curso de Inglês e Português no Centro Cultural de Línguas Padre Raimundo José e também pretende participar do Programa de Intercâmbio. “Espero conseguir viajar para outro país, principalmente para desenvolver a língua inglesa e conhecer culturas diferentes”, explica.
“Essa é uma oportunidade fantástica. Nossos alunos terão a oportunidade de ampliar seus horizontes conhecendo outras línguas e outras culturas. Será um ganho imensurável para sua formação”, afirma o secretário da Educação, Átila Lira.
Centro de Línguas do Piauí é suporte para jovens sonharem com Intercâmbio Estudantil
O Centro Cultural de Línguas Padre Raimundo José foi implantado no Piauí em 2006. É mantido pelo Governo do Estado do Piauí, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e, hoje, atende 2.300 alunos, com 10 turmas nos turnos manhã, tarde e noite. O Centro oferece os cursos de Português, Inglês, Francês e Espanhol.
Para a professora de Inglês do Centro, Maria Cristianne Campelo, o Programa é uma grande oportunidade para os alunos da rede pública estadual de ensino. “Alguns alunos já demonstraram interesse em participar, essa é uma oportunidade única para vivenciar a cultura vista nos livros”, destaca.
O programa está sendo implantado através do Governo do Estado do Piauí, em parceria com a Seduc, para alunos do 1° ano do ensino médio que poderão concorrer às vagas.
Ana Azevedo é representante do consulado da Nova Zelândia, um dos países parceiros do Piauí nessa empreitada, e destaca os ensinamentos que o programa vai levar para a vida desses jovens. “Os alunos que tiverem a oportunidade de participar do intercâmbio vão trazer experiências para os que estão aqui, isso com certeza vai ter um impacto muito grande na escolha profissional”, frisa.
Programa de Intercâmbio vai ofertar cursos de inglês ou espanhol, além de bolsas de estudo no exterior
O Programa ofertará de forma gratuita um curso intensivo de inglês ou espanhol e, para os alunos aptos ao intercâmbio internacional, bolsas de estudo no exterior. O curso vai aperfeiçoar alunos nas competências de falar, ouvir, ler e escrever em inglês ou espanhol e de se expressar em diferentes situações de comunicação, promovendo o desenvolvimento socioeducativo dos estudantes em um país estrangeiro, bem como, o domínio de uma segunda língua.
“Essa é uma educação que vai além da educação acadêmica, vai para educação do cidadão, são países que atraem estudantes de outros países e essa troca de cultura é muito importante para o aluno aprender a expor suas ideias e aceitar também”, diz Ana Azevedo.
Os cursos terão início no segundo semestre de 2013, e terminam no segundo semestre de 2014. Serão divididos em três módulos: Básico, Intermediário 1 e Intermediário 2 e no final, os alunos receberão certificado de conclusão nas línguas inglesa ou espanhola.
O programa será desenvolvido em duas etapas distintas e complementares, sendo que a primeira é classificatória e eliminatória para participação na segunda. A primeira etapa constitui-se de um curso intensivo de inglês ou espanhol, à escolha do estudante, e a 2ª de intercâmbio com países de língua inglesa e espanhola.
“Os cursos serão oferecidos, coordenados e monitorados pela Seduc, com execução através de uma empresa privada contratada e ocorrerão no ambiente físico da escola da rede estadual de ensino, no contra turno escolar do estudante”, explica Ivanilde Oliveira, diretora da Unidade de Planejamento.
Estão sendo ofertadas 1.500 vagas em 60 turmas, sendo 1.000 para o curso de inglês em 40 turmas e 500 para o curso de espanhol em 20 turmas.
Intercâmbio Estudantil do Piauí
Os alunos aptos ao intercâmbio internacional ficarão hospedados em casas de famílias acolhedoras em países que têm a língua inglesa ou espanhola como língua oficial, como Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, África do Sul, Espanha, Argentina e Chile.
O estudante será matriculado em instituição escolar pública, em curso equivalente ao ensino médio. Os cursos terão duração de um semestre letivo e os alunos receberão uma bolsa de estudo no valor de R$600,00 ao mês.
Com informações do Governo do Estado do Piauí