Sesapi prepara atividades para o Dia Nacional do Homem

As atividades começam dia 15 de julho no ambulatório do HGV

A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. E, em média, a população masculina vive sete anos menos do que as mulheres. As causas externas, relacionadas à violência por arma de fogo e arma branca, agressão física, acidentes de trânsito e transporte, ocasiona elevado número de internações e de mortalidade na população masculina. Os homens também são mais acometidos das doenças do aparelho circulatório, que tem como fatores de risco, o aumento da ingestão de sal, obesidade, uso abusivo de álcool, sedentarismo e tabagismo entre outros.

No Piauí, o homem adulto apresenta maior frequência da maioria dos fatores de risco para doenças crônicas: excesso de peso (50,40%), tabagismo (19,40%), inatividade física (18,70%) e consumo abusivo de álcool (37,60%).

Para enfrentar estas estatísticas e comemorar o Dia Nacional do Homem, cuja data é lembrada no dia 15 de julho, a Coordenação do Adulto e Idoso da Sesapi vai realizar uma série de atividades na próxima semana.

“O horário de funcionamento dos serviços de saúde não atende às demandas dos homens, por coincidir com a carga horária de trabalho, os serviços públicos costumam ser percebidos como um espaço feminilizado, frequentado principalmente por mulheres, crianças e idosos. Como maior desafio tem-se a mudança de paradigma, tanto para promover melhoras na qualidade, quanto para aumentar a expectativa de vida onde o homem perceba-se como um ser biopsicossocial e não um ser sexualmente funcional e reprodutor”, diz Gisela Brito, coordenadora.

O Dia Nacional do Homem foi instituído com o objetivo maior de reforçar os cuidados com a saúde do homem. “É preciso mobilizar a população masculina, pois historicamente o homem não tem o hábito de cuidar da própria saúde. Nessa perspectiva, convidamos as Secretarias Municipais de Saúde para desenvolverem atividade alusiva a esse dia, de forma a chamar a atenção dos homens sobre os riscos e consequências na demora em procurar os serviços de saúde”, finaliza.

Programação

Dia 15 (Segunda-feira) – Ambulatório HGV – 8h às 11h
Glicemia; Aferição de P.A; Teste rápido HB, HC, HIV e Sífilis; Distribuição de materiais educativos.

Dia 16 (Terça-feira) – Ceapi – 8h às 11h
Glicemia; Aferição de P.A; Teste rápido HB, HC, HIV e Sífilis; Distribuição de materiais educativos.

Dia 17 (Quarta-feira) – CAIS-PM – 10h15 às 12h
Palestra educativa sobre os agravos prevalente no sexo masculino. Oferta de vacinas contra HB e Antitetânica.

Dia 18 (Quinta-feira) – Cianca – 8h às 9h
Atividades sobre Paternidade e Cuidado.

Dia 19 (Sexta-feira) – MDER – 8h às 10h
Atividades sobre Paternidade e Cuidado.

 Com informações do Governo do Estado do Piauí

 

Tags:

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional