Teresina, Parnaíba e Floriano estão recebendo atrações da 16ª edição. Evento viaja por todo país com o tema ‘Tambores e Batuques’.
A 16ª edição do projeto cultural Sonora Brasil tem como tema ‘Tambores e Batuques’. O evento que viaja por todo o Brasil traz espetáculos diferenciados para o Piauí. Teresina,Parnaíba e Floriano estão recebendo as apresentações do evento em 2013. Na capital, a organização do Sonora Brasil fez uma parceria com a Casa da Cultura, que está completando 19 anos este ano.
Neste sábado (6), a banda Alabê Ôni, do Rio Grande do Sul, se apresenta na a partir das 19h30 na Casa de Cultura. A banda formada por pesquisadores do ‘tambor de supapo’ foi montada especialmente para o evento. Segundo o Coordenador de Cultura do Sesc, Giordano Meireles, o acesso é gratuito e tem como intuito a promoção da cultura musical no país.
“O objetivo é discutir a essência da cultura local, além de trazer um panorama de manifestações tradicionais. Nós queremos formar plateia nos espetáculos, mas o principal é qualificar esse público. O evento não é nem erudito e nem didático, costumamos chamá-lo de ‘concerto conceitual’. Ele tem uma gama muito grande de experiências para os pesquisadores e interessados em cultura afrodescendente”, disse.
Ainda de acordo com o coordenador, o projeto que já trabalhou vários instrumentos e personalidades da música como tema, tem um diferencial em sua forma de apresentação, valorizando a música acústica.
“O projeto circula o país inteiro para promover a história da música brasileira. O violão, a sanfona e Villa Lobos já foram temas de outras edições. O perfil do Sonora Brasil preza pela pureza do som. As apresentações não contam com amplificadores ou caixas de sons. É a música em sua forma mais pura junto com todo o seu contexto histórico e sociológico em um só evento”, relatou.
Com informações do G1