Seduc oferta 11 mil vagas para o Pronatec neste semestre

Pronatec profissionaliza jovens de todo o Piauí. O programa é sucesso em todos os municípios atendidos.

Mais uma cidade piauiense foi contemplada com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), versão 2013. Trata-se do município de Bom Jesus, no Sul do Estado. No Piauí, dez municípios serão atendidos pelo programa. As vagas ofertadas pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) também aumentaram, ao todo, são 11 mil vagas, em 20 cursos e 67 turmas, o investimento é de quase R$ 10 milhões.

De acordo com a gestora estadual do Pronatec no âmbito formação, o programa é sucesso nos municípios atendidos, prova disso é a procura pelos cursos. “Com oferta de cursos para todo o Piauí, se solidifica como um dos maiores programas em execução. Estamos muito satisfeitos com o rumo que o programa tem tomado e com o apoio que temos recebido tanto do Governo do Estado quanto do Governo Federal”, explica Lídia Maria de Carvalho.

Um dos principais destaques do Pronatec é a Bolsa-Formação, onde a União financia a oferta de cursos presenciais de EPT a pessoas de diversos perfis, sendo dois os tipos de bolsas.  A Bolsa-Formação Estudante oferece Cursos Técnicos com duração a partir de 800 horas para estudantes matriculados na rede pública estadual e a Bolsa-Formação Trabalhador, que oferece Cursos FIC com duração de 160 horas ou mais a estudantes trabalhadores.

O acesso ao Pronatec é mais uma ferramenta responsável pelo desenvolvimento da educação profissional no Brasil. O Programa tem por objetivos expandir, interiorizar e democratizar a oferta presencial e a distância de Cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), além de fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da EPT, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino médio da rede pública estadual, por meio da articulação com a educação profissional.

 Com informações do Governo do Estado do Piauí

 

Tags:

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional