SDR amplia ações de combate à seca

Vários projetos deverão ser implantados ainda em maio.

O secretário do Desenvolvimento Rural, Rubem Martins e sua equipe de assessores, se reuniram com o superintendente do Sebrae/PI, Mário Larcerda, nesta segunda-feira (6) na sede da SDR a fim de ampliar parcerias para realização de ações de curto e médio prazo de combate a seca e às longas estiagens no semiárido do Piauí.

A Secretaria já está preparada para dar início a mais ações, visando amenizar os efeitos da seca no Estado, atuando com projetos de maior acesso à água, preservação da caatinga, armazenamento de forragem, o que inclui a palma, capineiros irrigados, silagem, leguminosas irrigadas e feno; potencializar a criação de caprinos e ovinos, priorizar o gado mestiço com boa aptidão leiteira e fortalecer a participação da raça Pé-Duro com a introdução de reprodutores, matrizes e sêmen.

A prioridade inicial é a produção de pastagem verde para socorrer os afetados com a seca. Para isso, a SDR irá implantar o programa Plante Palma, que irá incentivar o cultivo da planta em sua espécie forrageira em  todo o semiárido do Estado. Durante o primeiro ano, 600 criadores em cem municípios terão ajuda para plantar 200 hectares do vegetal (0,33 hectares por criador), fornecendo sementes (raquetes), arame farpado e orientação técnica. Deverão ser implantados 20 campos de 1,5 hectares em 20 municípios para introdução e multiplicação de variedades da planta.

O programa será implementado com uma ampla campanha educativa sobre a importância da palma. Serão envolvidas 15 mil famílias rurais em 150 municípios, num total de 75 mil pessoas. Outro projeto que deverá ser implantado o mais breve possível é de produção e distribuição de silagem (milho ou sorgo). O objetivo é apoiar os pequenos pecuaristas do semiárido com o fornecimento de alimento para os animais durante os meses mais críticos do ano, tendo como meta, produzir 80 mil toneladas de silagem e beneficiar 18 mil produtores.

“Estamos impressionados com a dimensão das propostas de trabalho da SDR e o Sebrae está pronto para ajudar. É um trabalho muito importante e nossa ajuda pode ir além das capacitações e treinamentos”, disse Mário Lacerda que levou sua equipe de assessores para discutir novas idéias e parcerias.

Mais projetos
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) também irá ampliar os projetos de ovinocaprinocultura, dará continuidade ao programa de distribuição de mudas, onde deverão ser entregues dois milhões de mudas de caju, deverão ser construídas mil barragens de acumulação, mil sistemas simplificados de abastecimento d’água e mil tanques escavados para piscicultura.

Com informações do Governo do Estado do Piauí.

 

Tags:

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional