Teresina será a primeira cidade contemplada, recebendo as unidades móveis no bairros Dirceu Arcoverde e Santa Maria da Codipi.
Iniciaram, na manhã desta quinta-feira (25), as inscrições do Qualifica Piauí, em Teresina, programa realizado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), que beneficiará em um ano 2.920 pessoas, através de qualificação social e profissional.
O projeto leva à população de Teresina e interior do Estado, acesso à capacitação profissional e inclusão social no mercado de trabalho por meio de um Centro Móvel Itinerante que oferecerá cursos profissionalizantes de Corte e Costura e Embelezamento em duas unidades e de Construção Civil em outras duas unidades.
Teresina será a primeira cidade contemplada, recebendo, a princípio, as unidades móveis nos bairros Dirceu Arcoverde e Santa Maria da Codipi, locais em que estão sendo realizadas as inscrições presenciais. No Dirceu, as inscrições serão feitas até a terça-feira (30), no SinePiauí, no horário de 8h às 12h. Já, na Santa Maria da Codipi, as inscrições iniciam nesta sexta-feira (26), na Igreja Batista Fiel, prosseguindo também até a terça-feira, no horário de 9h às 12h.
A carga horária dos cursos de Embelezamento e Corte e Costura é de 66h/a, contendo cada um, três turmas de 16 alunos. No curso de Construção Civil, os alunos cumprirão uma carga de 80h/a, sendo duas turmas de 25 alunos. Ambos os cursos serão executados pela manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira, tendo a aula uma duração de 3 horas.
As aulas que teriam início no dia 6 de maio foram adiantadas e por ordem da secretária do Trabalho e Empreendedorismo, Larissa Maia, começarão no dia 2. “Quem tem sede de aprender, tem pressa. Quanto mais cedo começarem a se capacitar, mais cedo estarão inseridos no mercado de trabalho e terão a oportunidade de andar com seus próprios pés, gerar sua própria renda”, diz.
Os interessados devem comparecer aos locais de inscrição com os documentos originais e cópia em mãos.
Critérios para a seleção:
Caminhão de Embelezamento e Corte e Costura:
– Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, preferencialmente residente na comunidade atendida;
– Faixa etária a partir de 16 anos;
– Cursando ou tendo concluído o Ensino Fundamental;
– Jovens sem registro anterior na Carteira de Trabalho.
Caminhão de Construção Civil:
– Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, preferencialmente residente na comunidade atendida;
– Jovens sem registro anterior na Carteira de Trabalho;
– Faixa etária a partir de 18 anos completos.
Com informações do Governo do Estado do Piauí.