I Oficina Integrada de Economia Solidária

O evento é voltado para lideranças comunitárias e pequenos produtores da cidade.

Ouvir as demandas da zona Norte, em especial dos 13 bairros abrangidos pelo Programa Lagoas do Norte, e traçar um plano de apoio entre os governos estadual e municipal de Teresina e sociedade civil na área de economia solidária. Esse é o objetivo da Oficina Integrada de Economia Solidária, que acontece, sexta (12), e sábado (13), no Centro de Formação Prof. Odilon Nunes, localizado na rua Magalhães Filho, no bairro Marquês.

Bairros do Programa Lagoas do Norte: São Joaquim, Matadouro, Acarape, Parque Alvorada, Nova Brasília, Poti Velho, Olaria, Mafrense, Alto Alegre, Itaperu, Mocambinho

O evento é voltado para lideranças comunitárias e pequenos produtores da cidade. Durante a oficina serão realizadas palestras, mesas redondas e grupos de trabalhos, nos quais serão abordados temas como organicidade, sustentabilidade, autogestão, emancipação econômica e políticas dos empreendimentos e comércio justo e consumo ético.

No abertura do evento, que acontece dia (12), a partir das 18h, acontece a palestra “O papel da Economia Solidária no fortalecimento da economia local”, que será ministrada por Rubervam do Nascimento, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). Ainda na sexta acontece a Feira Solidária e apresentações culturais com o Grupo Afrocondarte.

Neste  sábado (13), a partir das 9h, será realizada uma exposição dialogada sobre Economia Solidária, sua importância, conceitos-chave e principais atores. Participam desse momento como palestrante Rosângela Sousa, da SASC, e João Evangelista, da Caritas. Já no turno tarde acontece uma mesa redonda com a apresentação de compromissos dos governos estadual e municipal no que diz respeito à Economia Solidária.

De acordo com Olavo Braz, secretário municipal de Economia Solidária de Teresina, essa é primeira de muitas oficinas que acontecerão em todas as zonas da cidade este ano. “Essa oficina é um momento relevante para conscientizar a população sobre a importância da economia solidária para a cidade. Temos que retomar a pequena produção, tendo em vista que é o pequeno produtor que abastece o mercado interno. Estamos iniciando pela zona Norte, mas até o final do ano todas as zonas da cidade serão contempladas com as oficinas de Economia Solidária”, explica o secretário.

A Oficina Integrada de Economia Solidária é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Economia Solidária de Teresina e Secretaria da Assistência Social e Cidadania do Piauí, com apoio da Secretaria Municipal de Planejamento, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e Fórum de Economia Solidária do Piauí.

Veja as fotos, do primeiro dia de evento:

[nggallery id=262]

 

Tags:

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional