Ao todo, 26 academias estão espalhadas em todas as zonas da cidade.
Dentro do contexto nacional do programa “Estratégia Global de Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde”, a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), instalou em diversos bairros, em todas as zonas da cidade, 26 academias ao ar livre, que beneficiam centenas de idosos – seus principais usuários, além de pessoas com baixa renda, que não têm condições de pagar os valores cobrados pelas academias.
De acordo com João Henrique, gerente de esportes da Semel, a secretaria está desenvolvendo uma parceria com Fundação Municipal de Saúde (FMS) para a contratação de educadores físicos que atuarão como instrutores nas academias, realizando, inclusive, avaliações físicas.
Instituídas através de lei municipal, as Academias Populares da Terceira Idade de Teresina surgiram para cumprir o compromisso do Brasil com as diretrizes previstas pela “Estratégia Global de Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde”, lançada em 2004 pela Organização Mundial da Saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população mundial através da prática de atividade física.
Entre as principais vantagens da prática de atividades físicas em academias estão o combate ao sedentarismo e a redução dos riscos de doenças como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e osteoporose. Além dos aspectos relacionados à qualidade de vida, a atividade física também demonstra ser eficiente na redução de dores, na melhora da qualidade do sono e na autoestima. A vantagem é que os aparelhos usam o peso e a força do próprio usuário para movimentá-los, garantindo mais saúde sem exigir grande esforço.
Com informações da Prefeitura Municipal de Teresina.