Para trabalhar como analista de sistemas não precisa de tanta estrutura, basta uma cadeira e um computador, este profissional que estuda os diversos sistemas, programas, equipamentos, os comportamentos e aplicações. Ele desenvolve soluções que serão padronizadas da forma que o computador possa executar.
O analista de sistemas precisa ter algumas habilidades, entre elas:
- Criatividade
- Bom Senso
- Liderança
- Atualização Tecnológica
- Boas Relações Interpessoais
- Domínio da Língua Inglesa
Alexandre Camilo, 40 anos, desde criança sempre quis trabalhar com tecnologia. Hoje é analista de sistemas do Tribunal de Justiça do Piauí. “Você pode trabalhar em diversas áreas como analista de governança de TI (administração de TI), armazenamento de dados (DBA) e com equipamentos de infraestrutura, esta é a área que trabalho. Nós podemos trabalhar também com segurança da informação, sabemos que é uma área muito boa, e bastante necessitada hoje em dia.”
No inicio da carreia o analista de sistemas recebe em média 2.500 reais, mas ele pode multiplicar esse rendimento se ele for promovido dentro da empresa ou se ele resolver montar seu próprio negócio.
Para ser profissional analista de sistemas é preciso fazer um curso superior, podendo ser em ciências da informação, sistemas de informação ou ciências da computação. “O mercado está aquecido para quem deseja trabalhar nesta área” afirma o professor da Universidade Estatual do Piauí, José Bringel pós- doutor em ciência da computação.
“Quando se fala de um profissional na área de tecnologia, este profissional é também internacionalizado, ou seja, ele pode ser absorvido pelo mercado latino americano e esse número chega a atingir em torno de 290 mil vagas prontas para serem ocupadas por novos profissionais.” conclui o professor.
Os estudantes começam a trabalhar mesmo antes de terminar o curso, é o caso de Lucas Monteiro que já tem experiência por meio do estágio. “A empresa que eu estagiei dava bastante suporte para aprimorar nosso conhecimento e botar em pratica o que agente realmente ver na sala de aula.” relata Lucas.
E aos poucos, as mulheres também conquistam esse espaço que há muito tempo era ocupado somente por homens. A universitária Júlia Cariolano está feliz pela escolha que fez, “além de ser uma área que está crescendo muito e interessante você está o tempo todo descobrindo coisas novas e ver as coisas funcionando com o desenvolvimento da humanidade e da tecnologia em si”.
Com informações do Portal Cidade Verde.Fontes: http://www.cidadeverde.com/veja-as-oportunidades-que-o-mercado-oferece-para-os-analistas-de-sistema-129809