O novo espaço é destinado ao estudo e à quantificação de petróleo e gás. Inauguração acontece no dia 14 com representantes da Petrobrás.
A Universidade Federal do Piauí vai inaugurar na quinta-feira (14) o Laboratório de Geoquímica Orgânica (Lago), no campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. O novo espaço é destinado ao estudo e à quantificação de petróleo e gás em amostras de sedimentos superficiais. A inauguração do laboratório contará com a presença de representantes da Petrobrás.
Será o primeiro laboratório de geoquímica orgânica da Região Nordeste, sendo resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do Piauí e o Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) da Petrobrás. A iniciativa visa à realização de pesquisas voltadas à descoberta de novas fontes de óleo e gás.
Este tipo de análise contribui para o maior conhecimento de bacias sedimentares brasileiras e possibilita a avaliação de novas áreas exploratórias com maior riqueza de informações, reduzindo o risco exploratório.
De acordo com o Coordenador do LAGO, Prof. Dr. Sidney Gonçalves de Lima, a instalação do laboratório na UFPI representa uma valiosa oportunidade para a formação de recursos humanos em geoquímca orgânica e captação de investimentos para o Estado do Piauí.
“Estamos dando um passo importante para a formação de um polo científico na área”, afirmou.
De acordo com a UFPI o novo laboratório também permitirá a formação de especialistas em geoquímica, por meio de projetos de pesquisa e desenvolvimento nos níveis de graduação, mestrado e doutorado.
A Rede de Geoquímica da Petrobrás reúne 27 centros de laboratórios voltados para a geoquímica da exploração do petróleo.
Com informação do G1.