Wilson Martins garante continuidade de programas. O Governo está preparado para enfrentar esse novo ciclo.
“Ninguém ficará sem assistência do Governo, ninguém vai ficar sem água”. Quem garante é o governador Wilson Martins, preocupado com o prolongamento da seca, principalmente na região do Semiárido, onde praticamente não chove desde o início do ano passado.
Segundo Wilson Martins, o Governo está preparado para enfrentar esse novo ciclo, mantendo os programas assistenciais, a contratação de caminhões-pipa e a execução de obras de reforço da estrutura hídrica do Estado, principalmente barragens, grandes, médias e pequenas, e adutoras.
A seca atinge hoje mais de 1,2 milhão de pessoas em 203 dos 224 municípios do Piauí. Do total, 194 já tiveram reconhecida a condição de estado de emergência pela Secretaria Nacional da Defesa Civil, documento indispensável para que o Governo possa agir no atendimento às comunidades.
Martins reafirma o compromisso de contratar mais caminhões-pipa à medida que for se fazendo necessário. Os contratos da frota de mais de 200 caminhões-pipa estão sendo renovados desde o início de janeiro e a determinação é de que todos os veículos permaneçam trabalhando no abastecimento das comunidades com dificuldades de acesso à água.
Além dos caminhões-pipa contratados pela Secretaria Estadual da Defesa Civil (Sedec), o Governo conta com o apoio de outros 400 contratados diretamente pelo Exército Brasileiro, também com recursos do Ministério da Integração Nacional. Também serão mantidos os programas de perfuração, recuperação e equipamentos de poços tubulares, de construção de adutoras e recuperação de barragens.
Com informação do Governo do Estado do Piauí.