Espaço de acolhimento a usuários de drogas ficará pronto em Maio

O CSU do bairro Matadouro está sendo reformado e terá capacidade de atender 30 usuários de drogas.

O antigo Centro Social Urbano (CSU) do bairro Matadouro, localizado na Zona Norte de Teresina, está sendo reformado. No lugar vai funcionar o espaço de acolhimento e valorização da vida, onde usuários de drogas, do sexo masculino, terão total suporte no tratamento ao vício. A obra que é de responsabilidade da Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra) e deve ser concluída em maio deste ano.

A obra conta com colocação de piso, reforma das paredes, substituição do telhado, colocação de cerca elétrica, construção de muro e de toda área externa. “No piso externo, nós utilizamos pedras retiradas de Castelo do Piauí, aproveitando assim os recursos naturais do nosso Estado”, disse Roberto Alaggio, engenheiro responsável.

O novo espaço de acolhimento terá capacidade de atender 30 usuários de drogas e contará com cinco setores: refeitório, dormitório, administração, banheiro e lavanderia. “Essa obra foi pensada para que o projeto da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas (CEDrogas) pudesse ser executado tranquilamente. Além da reforma, também ampliamos as áreas existentes, como o refeitório”, afirmou Castro Neto, secretário da Infraestrutura.

A obra de reforma e ampliação do antigo CSU do bairro Matadouro vai custar em torno de R$ 220.000,00 e será executado com recursos do Governo do Estado. Após a entrega da obra, a CEDrogas dará início ao tratamento de usuários no local.

Funcionamento

O espaço de acolhimento e valorização da vida vai funcionar em regime semiaberto e contará com psicólogo, educador e assistente social. No local serão realizadas, ainda, oficinas de arte, teatro e artesanato. “O tempo de tratamento será de 6 meses. Nesse período, o interno será ressocializado por meio de cursos profissionalizantes. A nossa ideia é que o usuários de drogas não só larguem o vício, mas que ele saia de lá empregado, ou com uma nova profissão”, concluiu Zita Alves Vilar, da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas.

Com informações do Governo do Estado do Piauí

 

Tags:

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional