Especialistas diz que animais podem transmitir doenças para os humanos. Problemas respiratórios estão entre os problemas causados pelo contato.
A população de pombos cresce em Teresina, mas segundo especialistas apesar da beleza as aves escondem grandes ameaças à saúde humana. Entre as possíveis vítimas estão pessoas já portadoras de doenças graves.
O médico infectologista Walfrido Salmito, disse que esses animais podem afetar pessoas já enfermas e com baixa imunidade. “As doenças são causadas pela respiração, podendo causar infecções como a meningite e a pneumonia”, alerta.
Segundo o médico, os principais sintomas são a falta de ar e sensação de fraqueza no corpo. Ele pede que as pessoas evitem o contato com os animais.
O professor Francisco de Assis disse que acha bonitas as aves e que elas deixam o local mais romântico. “Sempre passo aqui na Praça da Bandeira no Centro e sempre vejo uma grande quantidade de aves”, disse. No entanto, os especialistas dão um sinal de alerta.
O veterinário Paulo Marques Costa explica que a multiplicação desordenada da população dessas aves é um grande problema. “Elas preferem ficar em locais, com árvores de grande porte. Nesse local é comum que eles defequem e essas fezes se acumulam e geram doenças que se proliferam nos pombos e que podem ser transmitidas para as pessoas”, explica.
Com informações do G1.