Ato na Avenida Frei Serafim marca Dia Mundial da Visibilidade Trans

A mobilização tem o objetivo romper com o preconceito’, diz coordenadora. O evento foi organizado pelo Grupo Piauiense de Transexuais e Travestis.

Os travestis e transexuais do Piauí realizaram nesta terça-feira (29) um ato para comemorar o Dia Mundial da Visibilidade Trans. Segundo a coordenadora de Enfretamento à Homofobia da Diretoria de Direitos Humanos da Sasc, Joseane Borges, a mobilização tem como objetivo romper com o preconceito e sensibilizar a sociedade.

“O movimento é para dar visibilidade às travestis e transexuais, além de procurar quebrar barreiras, mostrando que somos capazes de ingressarmos no mercado de trabalho, já que a sociedade pensa que só podemos trabalhar na prostituição. Todas podem ter um trabalho formal, ser professora, advogada, arquiteta como é o caso de uma de nossas filiadas”, disse.

O evento foi organizado pelo Grupo Piauiense de Transexuais e Travestis em parceria com a Sasc e aconteceu na Avenida Frei Serafim, das 16h às 18h, em frente à Superintendência Regional Trabalho. “Colocamos nossa bandeira, banners e distribuímos folhetos explicando com são feita as prevenções contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) além de conversarmos com a população explicando como a gente pode se inserir dentro da sociedade”, acrescenta Joseane.

A líder do movimento disse ainda que as travestis e transexuais já possuem alguns direitos no Piauí, mas que é preciso mais empenho por parte do poder público. “Um das nossas principais conquistas é a lei 5916/2010 da deputada Flora Izabel que permite a utilização da nossa identidade social (nome como é conhecida) no atendimento em hospitais e setores públicos. Mas ainda é o pontapé inicial. Precisamos de mais políticas públicas, cursos profissionalizantes, inserção no mercado de trabalho, no âmbito estadual”, reivindicou a coordenadora.

Com informações do G1.

 

 

 

Tags:

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional