O Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa está passando por uma situação delicada. Nas últimas semanas, o número de doações diminuiu consideravelmente e deixou a maternidade em estado de alerta. De acordo com a nutricionista Vanessa Paz, coordenadora do Banco, a situação é preocupante já que, nos feriados e festas de final de ano, as doações diminuíram drasticamente.
“Precisamos de doações. Estamos com um estoque de leite muito reduzido. Necessitamos de doadoras permanentes para suprir as demandas da maternidade”, alerta.
Por dia, a maternidade precisa distribuir cerca de sete litros do alimento aos recém-nascidos. O alarmante é que, atualmente, a quantidade coletada as vezes não chega a metade.
O leite recolhido garante a vida de bebês prematuros ou que nasceram com problemas neurológicos ou respiratórios que comprometam sua amamentação.
Segundo a coordenadora, o Banco de Leite da maternidade Evangelina Rosa precisa de no mínimo 40 doadoras efetivas para suprir suas necessidades diárias.
Vanessa Paz explica que a maternidade desenvolve internamente um trabalho de conscientização para que as mães ajudem o banco. “A ideia é mostrar para as mães de Teresina a falta de leite e a importância da doação. O Banco de Leite da Maternidade Evangelina Rosa é o único público do Piauí”, finaliza.
Com informações do G1.