Artigos de decoração e carnavalescos são resultado de oficinas de arte com material reciclável.
O Centro Educacional Feminino (CEF), da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), está realizando uma exposição de artigos de decoração e enfeites carnavalescos. O material, que é produzido pelas internas que cumprem medidas socioeducativas durante as oficinas de arte com material reciclável, pode ser conferido na sede da Sasc.
De acordo com a educadora social Suenê Macedo, a oficina voltada para a confecção de artigos carnavalescos teve início em janeiro, mas desde 2012 as internas do CEF participam de atividades pedagógicas, visando a descoberta de talentos que podem virar profissão. “Nossas meninas já produzem artigos de decoração como porta-joias e borboletinhas de pet, baldes e puffs de jornal, xuxinhas para cabelos, bonecas e palhacinhos para decoração de quartos de criança, porta-mamadeiras, porta-garrafas, entre outras tantas coisas. Descobrimos verdadeiras artistas”, diz.
Uma das internas do CEF destacou a importância dos cursos para sua formação: “Eu fico muito feliz quando as pessoas passam, elogiam e compram as peças que nós produzimos. E pensar que quando me avisaram da oficina eu achei que não teria paciência nem para começar. Eu não sabia que era capaz de fazer coisas tão bonitas”, diz ela.
Ela conta também que enviou algumas das peças para a sua família; “Eles não acreditaram que eu, sendo como era, ou como eles me conheciam, seria capaz de fazer as peças. Hoje sou uma nova mulher e mostrarei a todos que sou uma artista e que posso inclusive ter na minha arte uma fonte de renda”, diz ela orgulhosa.
Com informações do Governo do Estado do Piauí.