A judoca Sarah Menezes participa na próxima quinta-feira (8), em Brasília/DF, do lançamento da campanha “Conte até 10”, que visa diminuir o número de homicídios cometidos por impulso ou motivos fúteis. A ação é promovida pelo Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP – e Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública – Enasp.
Além da piauiense campeã olímpica, participam da campanha o judoca Leandro Guilheiro, também da seleção brasileira, e os lutadores Anderson Silva e Júnior Cigano, que participam das competições de vale tudo do UFC (Ultimate Fighting Championship). Nenhum dos atletas cobrou cachê.
Vídeos, jingles e cartazes foram feitos para orientar professores a lidar com o tema da campanha em sala de aula. Escolas em todo o Brasil serão visitadas.
A campanha foi motivada após um inédito estudo sobre as motivações dos homicídios entre 2011 e 2012 em 11 estados. Foi constatado que o número de assassinatos por impulso, como brigas de trânsito, em bares ou entre vizinhos, é superior a 50%.
A solenidade de lançamento será às 10h na sede do CNMP.