Para o governo federal, o investimento em creches é a chance que o país tem para enfrentar o problema da desigualdade entre ricos e pobres, por despertar nas crianças estímulos pedagógicos e criar melhores oportunidades, que possibilitarão futuramente a inclusão e a diminuição das diferenças sociais do país.
Contudo, mesmo sendo uma promessa de campanha da atual presidente Dilma Rousseff, ainda faltam muitas creches no Brasil. Dados do governo indicam que em todo o país, a carência é de quase 20 mil creches.
Em Teresina (PI) não é diferente e moradores de várias regiões cobram a construção de creches, pois é muito grande a demanda de crianças, e não existe local para elas ficarem enquanto as mães estão no trabalho, e não podem deixar seus filhos sozinhos em casa.
Daniele Rodrigues de Barros moradora do Loteamento Árvores Verde no Bairro Verde Lar, zona leste da cidade tem quatro filhos pequenos e não pode trabalhar pela falta de local para deixar seus filhos. Este também é o caso de José Luis Antonio Sousa, da Vila Firmino Filho, na zona norte, que como muitos outros moradores do bairro convivem com esta difícil situação.
O Ministério da Educação, que gerencia o Pro Infância, já repassou recursos a prefeituras para a construção de 4.050 creches em todo esse período, mas apenas 347 unidades estão em funcionamento — 5% das obras encomendadas. Outras 86 unidades que já foram levantadas, e por isso constam nos registros do governo federal como “concluídas”, embora não tenham aberto as portas, padecem de todo tipo de problema, desde demora nas licitações até falta de dinheiro para equipar os espaços e contratar profissionais. Diante do quadro, não é difícil compreender por que no Brasil apenas 12,4% das crianças de até 3 estão matriculadas em unidades educacionais. Até os 5 anos, o índice sobe para 18%.
São necessárias ações urgentes e planejamento eficaz para solucionar este problema que afeta muitas famílias, sobretudo as mais carentes, e que age na base de questões importantes como educação para as crianças brasileiras.
Fontes:http://www.jangadeiroonline.com.br/tag/creches/
Fotos: Joselito Andrade
Com informações do Correio Braziliense