Projeto Bola pra Frente

O projeto

A Fazenda da Paz é uma instituição sem fins lucrativos, reconhecida de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, idealizada pelo Pe. Pedro Balzi em parceria com leigos da Arquidiocese da cidade de Teresina/PI e implantada por Célio Luiz Barbosa há 18 anos. Durante esse período, foram mais de 12 mil atendimentos, mais de 6 mil internações e cerca de 2.500 dependentes químicos tratados.

A entidade tem como objetivo a Prevenção, Tratamento e Reinserção de Farmacodependentes e Alcoólatras, utilizando a metodologia de comunidade terapêutica, baseada na Oração, no Trabalho, na Disciplina e na Conscientização. Para alcançar esses pilares, a Fazenda da Paz sempre busca implantar novos projetos na área de educação, esporte e profissionalização. Um deles é o Projeto Bola Pra Frente, que beneficia jovens internos de 12 a 18 anos com uma escolinha de futsal dentro da comunidade terapêutica.

Durante quatro meses, o projeto foi financiado pelo Fundo na Infância e Adolescência, através do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Teresina. Além das aulas de futsal com um educador físico, os adolescentes tiveram o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, assistente social e conselheiro em dependência química. Foram realizados, ainda, dois torneios de futsal com entrega de troféus e medalhas.

Resultados

A prática de esportes e a participação dos adolescentes e seus familiares nas oficinas educativas durante o Projeto Bola Pra Frente mostrou a importância dos valores, da família, do cuidar de si mesmo sem passar por cima dos outros, garantindo ao jovem uma boa saúde, interação social, disciplina e resgatando vínculos perdidos.

De forma sistemática, obteve-se muito resultados positivos:

  1. Maior união entre os adolescentes;
  2. Disposição para aprender o futsal;
  3. Participação nas oficinas socioeducativas;
  4. Aproximação do esporte com temas que envolvem a juventude, como esporte e drogas, vida e família;
  5. Maior proximidade com as famílias;
  6. Sensibilização dos adolescentes a partir das oficinas sobre a importância do tratamento e também da reconstrução do seu vinculo com a família;
  7. Aumento na percepção da família sobre a importância da participação mais efetiva no tratamento dos adolescentes.

 

Apoio

Diante de tantos resultados positivos, a Fazenda da Paz acha importante que o projeto continue a fazer parte do tratamento dos adolescentes da comunidade terapêutica. Mas, para isso, depende do apoio de instituições ou empresas que enxerguem a responsabilidade social como parte do seu compromisso. Ademais, os consumidores tendem a valorizar iniciativas que contribuem para melhorar a sociedade, bem como ações de apoio às instituições sem fins lucrativos, como é o caso da Fazenda da Paz

Recursos

O Projeto Bola pra Frente já possui toda a estrutura básica para se manter, se fazendo necessário apenas o pagamento do educador físico e alguns custos com torneios, que serão pontuais. Em contrapartida, os novos financiadores poderão dar mais visibilidade às suas ações, através de divulgação na imprensa, veiculando uma imagem positiva de ação social.

 

Visibilidade do projeto na imprensa

Desde que teve início, no mês de janeiro, o projeto Bola pra Frente conseguiu 25 inserções nos mais diversos meios de comunicação do Piauí (TV, jornal, rádio e portal).

Isso significa que, entre tantos acontecimentos em todo o Estado, o projeto desenvolvido pela Fazenda da Paz se mostrou importante mais de seis vezes a cada mês. Essa visibilidade, certamente, será positiva também para aqueles que apoiarem a iniciativa.

No mês de fevereiro, a inclusão do esporte no tratamento da dependência química entre os adolescentes foi o tema mais pautado pela imprensa em relação à Fazenda da Paz. O lançamento do projeto, ocorrido no dia 15 de fevereiro, conquistou espaço inclusive na TV Clube, afiliada da Rede Globo no Piauí.

Algumas matérias publicadas na mídia impressa e eletrônica:

Matéria publicada pelo Jornal O DiaMatéria publicada pelo Diário do Povo

Matéria publicada no 180 Graus

Link de matéria publicada no Cidadeverde.com

 
Com informações da assessoria de comunicação – Fazenda da Paz
 
 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional