Comunidade Cerâmica Cil é sensibilizada sobre queimadas e incêndios

O trabalho educativo integra o Projeto Corta-Fogo, que prevê atuação na zona urbana e rural de Teresina

Créditos: Ascom

Os moradores da comunidade Cerâmica Cil, localizada na zona rural sul de Teresina, foram sensibilizados sobre os prejuízos e riscos das queimadas e incêndios florestais, através de uma palestra educativa realizada pelos órgãos envolvidos na execução do Projeto Corta-Fogo. O evento ocorreu neste sábado, dia 21.

A iniciativa é do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), que conta com o envolvimento da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM), Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) da Polícia Militar do Piauí e Superintendência do IBAMA no Piauí.

Durante a palestra, realizada na Associação de Moradores da Cerâmica Cil, os educadores ambientais fizeram uso de diversos recursos, como vídeos e folders informativos, para chamar a atenção e reforçar o debate com o público.

A moradora Francinete Lima aproveitou o espaço para pontuar sobre a importância da educação ambiental nesse trabalho de prevenção e combate. “Sabemos que é um pouco difícil trabalhar essa parte educativa, porque diz respeito à mudança de comportamento, nesse caso de uma comunidade que, por exemplo, queima lixo mesmo tendo a coleta duas vezes por semana. Então esse é um trabalho de formiguinha, mas não podemos desistir, porque só podemos prevenir e combater esse ato criminoso, que traz muitos prejuízos ao meio ambiente e à saúde, através da educação”, destacou ela, que também é agente comunitário de saúde da Cerâmica Cil.

O gerente do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da SEMAM, Cláudio Roberto, ressalta que o órgão também realizou um trabalho de mobilização com a comunidade. “Essa questão de utilizar o fogo para diversas situações, seja para queimar lixo ou preparar área para plantio, ainda é muito comum, sendo algo cultural, do cotidiano da população. Para mudar isso, é preciso concentrar esforços, fazer mesmo esse tipo de abordagem direta, ir onde o povo está. Antes dessa palestra, a nossa equipe esteve na comunidade realizando um trabalho de mobilização, com uso de carro de som, para que pudéssemos envolver o maior número possível de moradores”, explica.

No próximo sábado, dia 28 de julho, o Projeto Corta-Fogo vai realizar esse mesmo trabalho educativo na comunidade Taboca do Pau Ferrado, situado na zona rural sudeste de Teresina.

PROJETO CORTA-FOGO

O Projeto Corta-Fogo, lançado no último dia 13 de julho, inclui formação de comissões interdisciplinares, que, na zona urbana, conscientizarão os proprietários de imóveis sobre a proibição de uso do fogo para fins de “limpeza”. Na zona rural, o foco é a capacitação de agricultores para a realização da queima controlada, método permitido por lei, mas que depende da obtenção das licenças ambientais cabíveis.

Entre as etapas do projeto, também está inserida uma campanha educativa, para que todos os cidadãos evitem jogar lixo em terrenos baldios, não se utilizem indiscriminadamente do fogo para o tratamento de resíduos domiciliares e não descartam materiais e substâncias inflamáveis de forma indevida.

Fonte: Portal da Prefeitura Municipal de Teresina

 

Tags: , , , , , ,

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional