Experiência de Cali, na Colômbia, será modelo para combate à violência em Teresina

Construir uma política de prevenção à violência em Teresina. Essa é a proposta do projeto Vila Bairro Segurança, que será implantado na capital. Para tratar dessa temática, técnicos da Prefeitura de Teresina estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (30) com as consultoras do Banco Mundial, Vivian Bernal e Flávia Carbonari, que apresentaram a experiência de Cali, na Colômbia.

A experiência em Cali, na Colômbia, mostrou que com as políticas corretas e um compromisso de longo prazo com a redução da criminalidade, a violência juvenil urbana pode ser prevenida. Em Cali, foram formalizados os territórios a serem trabalhados e a população foi ouvida para a tomada de decisões.

Segundo o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, a reunião de hoje foi importante para que sejam definidos os objetivos principais e os territórios a serem trabalhados no projeto.

“O Banco Mundial tem um projeto grande na prevenção da violência e estamos conhecendo a expertise do Banco nessa área para desenvolvermos ações aqui em Teresina. Já trabalhávamos na perspectiva de território de inclusão e oportunidades, no Plano de Governo do prefeito Firmino Filho essa perspectiva foi definida como Vila Bairro Segurança. Já temos a criação da Secretaria de Políticas Integradas para trabalhar a questão da segurança a partir da Guarda Municipal. Portanto, o nosso desejo é construir uma parceria com a cidade de Cali para a efetivação da política integrada de prevenção à violência em Teresina”, afirmou.

Durante a reunião foi apresentado por um técnico da Secretaria Estadual de Segurança Pública os dados da violência em Teresina no período de 2014 a 2016. Informações como crimes violentos letais intencionais, crimes patrimoniais, mapa temático de roubos e carros, áreas críticas para roubos, perfil etário das vítimas, picos de homicídio por dia e horários, além de outros números foram relatados aos presentes para balizar o trabalho a ser realizado na prevenção à violência. “Queremos, inclusive, fazer um termo de convênio com a Secretaria Estadual de Segurança Pública para termos à nossa disposição os dados da violência em Teresina”, disse Washington Bonfim.

Participaram da reunião o secretário municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Samuel Silveira, a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Macilane Gomes, além de técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Fundação Municipal de Saúde (FMS), Secretaria Municipal de Planejamento e do Parque Lagoas do Norte.

E amanhã (31), o secretário Washington Bonfim e as consultoras do Banco Mundial irão visitar alguns territórios de Teresina como o Parque Lagoas do Norte, o Centro de Referência da Mulher Esperanza Garcia, Centro de Convivência Amor de Tia e o Centro de Convivência Rita de Cássia, além de se reunirem novamente no auditório da Secretaria Municipal de Finanças para concluírem as discussões sobre o projeto Vila Bairro Segurança.

Informações do Portal da Prefeitura Municipal de Teresina(PI)

 

Tags: , ,

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional