Banda piauiense Roque Moreira faz campanha para músico com doença no coração

O Conjunto Roque Moreira está fazendo uma campanha em sua página oficial no Facebook para arrecadar dinheiro para uma cirurgia no coração de um de seus integrantes. O percussionista e compositor, Arnaldo de Oliveira Sousa, está com a Síndrome de Wolff Parkinson White que é uma doença cardíaca e precisa fazer uma cirurgia urgente.

Arnaldo está fazendo acompanhamento médico e o procedimento chamado Estudo Eletrofisiologico por Cateter com Ablação, não é realizado em Teresina pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Como Arnaldo não pode viajar para realizar a cirurgia fora, os amigos pedem a ajuda para que o procedimento seja feito na rede particular em Teresina.

 

O valor do tratamento foi orçado em R$ 12 mil e a família do músico é humilde, não tendo como arcar com o custo, por isso a campanha. “Toda a contribuição será bem-vinda, e desde já agradecemos seu apoio, fundamental que Arnaldo possa ter uma vida normal”, diz o final do post na rede social.

Para doações a Conta Poupança de Arnaldo é na Caixa Econômica:

Agência: 2004 
Operação: 013 
Conta: 741040-8

 

O que é a doença?

 Síndrome de Wolff Parkinson White é uma doença onde existe uma via elétrica extra que conecta os átrios aos ventrículos, fazendo com que o impulso elétrico chegue mais rápido ao ventrículo e cause taquicardia. Às vezes, essa via elétrica não causa taquicardia, mas produz alteração no eletrocardiograma que deixa o QRS (representação elétrica da contração ventricular) mais largo (pré-excitação ventricular).

 A causa da síndrome de Wolff-Parkinson-White é congênita, ou seja, alteração presente desde o nascimento ou intra-útero que pode causar morte súbita. O tratamento da síndrome de Wolff-Parkinson-White depende do tipo de arritmia e os sintomas associados.

• Medicações: várias drogas podem ser utilizadas para o tratamento das arritmias relacionadas à síndrome de Wolff-Parkinson-White. Entre elas estão: propafenona (Ritmonorm®), amiodarona (Ancoron®), sotalol (Sotocor®). Algumas medicações não podem ser utilizadas: beta-bloqueadores (propranolol, metoprolol) ou bloqueadores do canal de cálcio (verapamil, diltiazem).

• Ablação: é um método de tratamento que utiliza cateteres para cauterizar, com energia de radiofreqüência, a via elétrica extra. É o método de tratamento de escolha para esses pacientes.

 

Com informações do Cidadeverde.com
 

Tags: , , ,

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional