Pelotão Mirim da Cavalaria é exemplo de cidadania com projeto social Preça

INSTITUTO PREÇA

A Cavalaria da Polícia Militar do Piauí tem desenvolvido um importante projeto junto à comunidade do Grande Dirceu. O Pelotão Mirim da Cavalaria atende crianças, jovens e adolescentes carentes de 7 a 17 anos, de ambos os sexos, com o Instituto Preça – Projetando Resgate de Cidadania de Crianças e Adolescentes da Cavalaria da PM-PI.

Projeto Pelotão Mirim da Cavalaria - PM-PI

Soldado Uziel Lima, coordenador de atividades e Josefa Freitas, uma das idealizadoras do projetoEsta iniciativa existe desde agosto de 2008, e tem como Coordenador Geral o Major Viana, e o soldado Uziel Lima como Diretor Cultural e Apoio Logístico. Segundo Uziel, o projeto surgiu a partir da Associação de moradores do bairro (AMVIPA), por meio da presidente na época, Dona Maria Josefa de Freitas, que recorreu ao pelotão buscando uma solução para a violência, o uso de drogas e a desobediência constantes na região. Desde então, os índices de criminalidade caíram drasticamente e o trabalho, que tem como base formar cidadãos a partir de noções de disciplina e cidadania, tem refletido em ótimos resultados, que estão sendo levados para outros locais, como as cidades de Nazária e Pedro II e o povoado Chapadinha, na zona rural de Teresina.

O trabalho

Projeto Pelotão Mirim da Cavalaria - PM-PI

Segundo Uziel, na Cavalaria Mirim da PM existem 4 pelotões formados por 100 crianças e adolescentes. Cada pelotão possui um coordenador e quatro instrutores e o projeto não está restrito ao bairro. As crianças e adolescentes vêm do Grande Dirceu e também de outros bairros da cidade e de Timon-MA. As atividades acontecem às quartas-feiras e sábados, e dentre os trabalhos realizados, há atividade religiosa, com a Pastora Rosa, Civismo, execução do Hino, Ordem Unida e Comandos Coletivos. Também são oferecidas oficinas de banda de música, capoeira e aulas de informática, além de práticas esportivas como futebol, voleibol, handebol e, é claro o hipismo. Ao término de cada dia, é servido um lanche para todos.

Projeto Pelotão Mirim da Cavalaria - PM-PI

Acompanhamento

O projeto é assistido por pedagogos que buscam desenvolver, a cada mês, uma temática a ser trabalhada com os jovens. Neste mês, por exemplo, o tema é o bullying, muito comum no dia-a-dia das crianças. Outra estratégia é o acompanhamento da vida escolar, que visa estimular um melhor desempenho na escola.

 Gabriel se mostra muito a vontade.
As crianças e adolescentes que participam do projeto demonstram gostar bastante das atividades, e alguns deles afirmam que vão seguir a carreira militar. O pequeno Gabriel (10) participa desde o início do projeto, e se mostra muito a vontade. Já Caio Morais (17) faz parte do Pelotão Mirim desde os 12 anos, onde se destacou e se tornou monitor. Por conta da idade, o jovem está perto de deixar o projeto, mas diz que encontrou sua vocação, e quer seguir carreira. “Você entra aqui e aprende muita coisa, não fica parado. Fiz banda de música, futebol, e encontrei o que mais gosto: o hipismo. Quero continuar na carreira militar, continuar como monitor do Pelotão Mirim e tenho o sonho de ser coordenador da cavalaria”, finaliza o jovem, que vai competir num campeonato de hipismo ainda este mês, em São Luis-MA.

Caio Morais se destacou no hipismo, onde participa de competições, e vai seguir carreira militar Caio Morais

Este belo trabalho é desenvolvido com o apoio da PM-PI, da Associação de Moradores, e realizado por voluntários, que fazem tudo acontecer com muito amor e dedicação.

Quer conhecer melhor este exemplo de ação solidária conjunta, que mudou e trouxe qualidade de vida para uma região, e forma cidadãos de bem para a nossa sociedade?

Uziel Rodrigues Lima – Diretor Cultural e Apoio Logístico
(86) 8851-6981 – uzigun@hotmail.com
pel.mirim.cavalaria.pmpi@hotmail.com
 

 

 

Tags: , , , ,

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional