Prefeito Elmano Férrer revoga decreto de desapropriação de casas do entorno do aeroporto

O prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB) afirmou na manhã desta segunda-feira (16), que o decreto municipal nº 10.440/2010, que autorizava a desapropriação de cerca de 1.200 famílias que moram próximas ao aeroporto de Teresina foi revogado. A desapropriação era sustentada pela necessidade de intervenções urgentes no projeto aeroportuário da capital.

Segundo informações divulgadas na última sexta-feira pelo secretário municipal de Planejamento, João Alberto Monteiro, a proposta seria a assinatura de um um novo decreto reduzindo a área que deveria ser desapropriada para a reforma e a ampliação do aeroporto Petrônio Portela.  Segundo ele, “o prefeito havia determinado que a equipe da Prefeitura analisasse e incluísse na área passível de desapropriação, apenas o necessário para fazer as intervenções no aeroporto, que já são urgentes”.

 

NETPIAUI

Entretanto, uma comissão formada por moradores, empresários e representantes de entidades sindicais, juntamente com vereadores e deputados federais e estaduais, vinha se mobilizando há um ano e nove meses contra a desapropriação dos imóveis, chegando a exigir a intervenção do Ministério Público Federal do Piauí. Para eles, nenhuma casa seria desapropriada, e enquanto todos os moradores estivessem a salvo do sentimento de medo e insegurança, o movimento não arrefeceria.

 

A Comissão em Defesa dos Desapropriados do Entorno do Aeroporto comemora a vitória, depois de meses de intensas discussões, mas considera que é apenas o começo. O engenheiro Anchieta Araújo, que faz parte da comissão, revela que esta vitória sinaliza para um processo maior: o da implementação de um novo aeroporto para a cidade, em uma área mais afastada da zona urbana e que venha a atender as novas demandas de Teresina. Para ele, esta será a solução definitiva para os problemas atuais de funcionamento do aeroporto de Teresina, e ainda solucionará a problemática gerada pela sua posição geográfica, que afeta diretamente a construção civil na cidade, uma vez que inviabiliza a construção de grandes edifícios.

 

Comissão quer construção de novo aeroporto

A Comissão em Defesa dos Desapropriados do Entorno do Aeroporto têm discutido constantemente assuntos referentes à defesa dos moradores, e à busca por uma solução para Teresina. O grupo, aos poucos, foi se foi se fortalecendo e ganhando novos adeptos. A última reunião aconteceu na noite da última sexta-feira (13), na residência do engenheiro Anchieta Araújo. Entre os presentes, o deputado federal Júlio César (PSD), os vereadores R. Silva (PP) e Rodrigo Martins (PSB) e representantes das comunidades envolvidas.

Os parlamentares e moradores defendem a construção de um novo aeroporto, em uma área mais afastada da zona urbana. “Teresina está crescendo, e por isso propomos a construção de um novo aeroporto. Não podemos engessar o crescimento vertical da cidade”, defende Júlio César, que é autor e uma emenda de R$ 500 milhões para a construção de um novo aeroporto na cidade, e que tem viabilizado importantes conquistas para o grupo.

 

[nggallery id=50]

 

Tags: , , , , , , ,

 
 

Sobre o Autor

Mais notícias de

 

 

 

Adicionar um comentário

required

required

optional